Pular para o conteúdo principal

O coração de Pedro

Por esses dias, andei me lembrando de outros, que logo mais completarão 25 anos. Era setembro ou outubro de 97. Eram os dias do centenário de morte de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Menino de igreja, devoto da santa, fiquei em festa ao saber que as relíquias dela viriam ao Brasil e viajariam em peregrinação mística por várias dioceses do país, inclusive a de Campina Grande.

Foi então que as freiras das Clarissas me chamaram. O mosteiro havia sido escolhido para acolher a urna com os ossos sacros e elas precisavam montar uma escala de homens para fazer a guarda.

E assim se fez. Qualquer pessoa que queira compreender o catolicismo romano, em suas dimensões psíquicas mais íntimas, precisa prestar - boa e crítica - atenção ao que vou contar.

Chegou o dia. Quando veio minha vez de fazer guarda, fui tomado de uma emoção que até hoje sou incapaz de descrever. Estar ali, diante daqueles ossos, reduzia-me a culpa e aumentava a virtude.

Era como se a mera visão da urna tivesse o poder mágico de desconstituir o pecado e instaurar a santidade. Próximo daqueles ossos, eu me tornava mais próximo de ser como aquela pessoa.

Pode não ter nada a ver com Jesus de Nazaré e seu movimento. Mas tem tudo a ver com a piedade no Mediterrâneo Antigo e o comércio sacro da Europa Medieval, por isso é coisa bem católica.

E é por isso que, por esses dias, dei-me conta de que o Brasil não é mais, de fato, um país católico. A chegada do coração inchado de Pedro I é a prova do que digo. Ouçamos o seu brado retumbante.

Criticou-se o custo contábil da pompa. Bombardeou-se o anacronismo colonial da circunstância. Descompreendeu-se o simbolismo da cerimônia, tomada como coisa mórbida e vil.

Os anos passaram, tornei-me ateu, mas aqui dentro, roto e mofado, jaz o velho catolicismo, ainda capaz de reconhecer outro católico de longe: no meio da rua, ou descendo a rampa do Planalto.

O coroinha que habita em minha reconhece o coroinha que habita em Bolsonaro e sabe que, ao toque gélido da urna coronária, pulsa no presidente a emoção do menino mergulhado na magia do altar.

Diante dos ossos de Santa Teresinha, eu quis ser mais sábio, amoroso e santo. Diante do ventrículo de Pedro, que terá querido ser Bolsonaro, senão ainda mais açodado, autoritário e burro.


*


*

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entre sonares e arpões

Um piano e uma biblioteca. Eis o desafio que lanço para corretores de todos os gêneros e não sei se compreendem mal, ou apenas fazem ouvidos de mercador diante de um ruído estranho. Ah, sim, como não! Aqui você pode colocar um painel, duas prateleiras de livros e um espaço logo abaixo para o piano. Mas veja, o edifício tem piscina, churrasqueira e sauna a vapor! E este ainda não é o problema. O problema, alguém pode dizer, é que o Sul descobriu João Pessoa. E sempre há um rico paulista disposto a pagar 500 mil numa quitenete, gourmetizada com o nome de loft para aluguel. Então, se você tem piano, livros e amigos para receber, faça o favor de ser milionário. Ou abra mão desses luxos e aceite que, a partir de agora, a casa é mero lugar de passagem pra dormir e ver TV. O terreno para um casa não é opção. Custa um olho da cara e o outro, não se pode perder para construir a casa em troca de dois buracos ao lado do nariz, para espanto da vizinhança melindrosa. O problema, digo eu, é maior. A

A tão aguardada lista dos melhores livros desgraçadamente não lidos de 2023

À beira de 2024, fiz uma lista das pendências de 2023. Dois dedos de prosa com o Bei de Túnis, três palavrinhas com as quatro sobreviventes de Canudos e cinco voltas ao mundo em seis dias. Eis o começo da lista. Mas nada se compara ao espanto que eu mesmo sofri diante da lista dos livros que deixei de ler, embora a oportunidade me tenha sido oferecida por três livreiros antigos de Patos, Sousa e Piancó. Relacionar os livros talvez seja uma experiência melhor que lê-los, assim como praticar os pecados capitais ou transgredir os Dez Mandamentos é mais prazeroso que ler e reler o sacro elenco. Assim sendo, em 2023, deixei de ler: 1. Um manuscrito andaluz do século XII, contendo a tradução para o árabe do livro de Aristóteles sobre a Comédia, acrescido de comentário profético sobre certo palhaço de bigode e bengala. 2. A autobiografia autêntica de Zé Limeira, editada pelos irmãos Garnier no Rio de Janeiro em 1789, com apresentação de Bráulio Tavares e tradução para o russo medieval por Ast

Pernas, bem vos quero

Semana que vem, minha segunda lembrança mais antiga completa 36 anos: era o velório de vovô Velhinho, meu bisavô, e eu, na pontinha dos pés, apoiava as mãozinhas no caixão pra ver o morto. Aí vinha algum adulto e me afastava do espetáculo fúnebre, dizendo que ali não era lugar pra criança. Mas ali era a sala da casa dos meus avós e, no meio dela, haviam colocado uma cama florida. Dentro da cama, dormia o Velhinho que, não bastasse a lembrança macabra, veio a ocupar outra: a primeira mais antiga que carrego - a dele vivo, sentado na cama, sem um perna, fitando o vazio. Não sem razão, vovô Velhinho inaugurou minhas inclinações filosóficas. Criança, eu chorava pensando que todos estávamos fadados à mesma e sufocante sina daquele homem: a vida eterna. Mas não é de metafísica que quero falar hoje com vocês. É de física mesmo, porque do lado de cá nascemos, crescemos, frutificamos, morremos. E é do lado de cá que ficam as pernas e os pirulitos. Imaginem vocês que recebi o diagnóstico de pré-